sexta-feira, 15 de junho de 2012

Som Brasil

Som Brasil
Turquia, 71 milhões de habitantes, 3% do território no lado europeu, 90% da população é muçulmana mas 30% não tem religiosidade. Portanto uma certa liberdade política/religiosa. Véus e burcas em muitas mulheres e é sempre exigencia do homem!
Chegando a Istambul, fomos direto a praça principal da cidade alta.  Taksin Square. Nesta praça tem o monumento a república de 1923, quando encerrou-se o império Ottomano, mudada a grafia de árabe para ocidental e modernizado o Estado.
Nesta praça, as 18h de uma quinta feira, num telão gigantesco demos de cara com um video do Latino. Sim o cantor Latino, brasileiríssimo, cantando o sucesso da novela das 9 -Vem dançar comigo (oi, oi oi...).
A rua Istiklal que fica junto a praça, é para pedestres e parece um elevador de tanta gente. Como referencia é uma Barão de Itapetininga há 40 anos atrás. Cheia de lojas, restaurantes, turistas, cigarros e doceiras aos montes. Ainda não tínhamos visto nenhuma das quase 3 mil mesquitas. Mas tambem quando as vimos foi algo deslumbrante, independente da religiosidade.
Cappadocia.
A sensação é de aterrissar na lua ou em um outro planeta. Calor de 35 graus, árido e formações diferentes, estranhas. Os lunáticos eramos nós. Chegamos ao hotel ao som de Garota de Ipanema, e entre uma água e uma Coca diet brincamos com dois lindos cachorros. Excursão, cavernas, museus e uma guia moderninha. De noite um silêncio total ao som das rezas das mesquitas (5 vezes ao dia). No outro dia, as 5 da manhã fomos andar (voar?) de balão; 16 pessoas em cada cesto e pelo menos uns 50 balões no ar. Simplesmente fantástico. Ao retornar ao hotel o som era de Manhã de Carnaval.
Entre um suco de Romã e uma agua, mais formações rochosas, calor e um céu azul anil infinito.
Comentei com a guia turquinha que na minha primeira viagem a Europa em 1961, tinha uma menina do grupo que era filha de turcos e que fizemos amizade. Ela cantava e dançava no onibus da excursão uma musica que até hoje não saia da minha cabeça. Como isso ficou gravado a ferro e fogo na minha memória, cantarolei em turco a musica para ela, e para minha surpresa e total arrepio, ela cantou e gesticulou a musica do começo ao fim, trazendo uma lembrança profunda de um tempo que já passou ( 51 anos atrás). Abaixo o site da musica, que recomendo ouvir.
http://www.youtube.com/watch?v=XOMw3oO27kM
        Ainda na Cappadocia, em Ürgüp, sentados num bar para uma agua, a guia
        começou a cantarolar  junto com a musica que tocava no som do bar, e
        perguntou se conhecíamos aquele som. Percebi que apesar dela falar inglês
        meio ruinzinho, ela estava cantanado em perfeito português. Lá vamos nós
        de novo:era Michel Teló, com "Ai se eu te pego"!!!!!
No último dia de Istambul, ainda passeamos pela cidade, voltamos ao Spice Market comprar umas tamaras maravilhosas (de Israel) e comer um Kebab delicioso. Almoçamos debaixo da Galata Bridge num restaurante de peixes olhando o Bósforo, respirando um ar por vez do oriente (Anatolia=Asia Menor) por vez do ocidente e observando os golfinhos no meio de um enorme transito de barcos.
Voltamos a pé para o hotel e na praça Taksin, no telão, estava a Gaby Amarantos cantando Ex my love, da novelinha das 7.

Eta Brasil!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário